Curso: ARTE NA VIRADA DO SÉCULO XXI

ARTE NA VIRADA DO SÉCULO XXI: ações performáticas, interações tecnológicas e intervenções urbanas – possibilidades poéticas, políticas e sociais das práticas artísticas contemporâneas.

PROGRAMA

A produção de arte atual costuma provocar mais dúvidas do que certezas. Sendo fato que as fronteiras disciplinares se esfacelaram e que não há mais régua ou regras para qualificar uma obra de arte, a qualidade desta pode ser balizada muitas vezes por quesitos estritamente conceituais ou meramente espetaculares e mercadológicos.

Entretanto, a queda de fronteiras e regras para a arte abriu, por outro lado, um horizonte de experimentações que circulam na periferia de situações mais comerciais. Nessa seara, apresentam-se obras artísticas que se distinguem pela efemeridade e imaterialidade, como performances, intervenções urbanas, sites-specifics, obras de cunho sócio-político, bio-arte, algumas práticas em suportes digitais, entre outros.

Para compreender a diversidade da produção atual, este curso se propõe a discutir teorias e conceitos da arte contemporânea, bem como a realidade do meio institucional que a acolhe e a faz circular em museus, galerias e bienais de arte de todo o mundo.

O curso tem duração de 8 encontros e se apóia em material teórico e audiovisual, como fotos e vídeos, fornecidos pela ministrante.
Professora: Daniela Labra

Local: Campus Dorival Caymmi da Universidade Estácio de Sá (Rua Raul Pompéia, 231 – Copacabana, Rio de Janeiro)
Período: 4 de agosto a 29de setembro
Dia e horário: segundas-feiras, das 19:30 às 21h

Inscrições na Universidade Estácio de Sá ou

on-line: http://www.estacio.br/extensao/detalhes.asp?cd=39248&ano_turma=

Informações: UniversidArte

2503-7146/2503-7057/9178-4055/8802-3364

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *