No instigante Seminário Internacional “Reconfigurações do Público”, realizado no MAM Rio na semana que passou, ouvimos a apresentação de Oscar Muñoz, idealizador e diretor do espaço independente Lugar a Dudas, que fica em Cali, Colômbia .
Trata-se de um local aberto à aquilo que a Arte Contemporânea mais suscita e clama: a dúvida. O espaço foi criado em um bairro decadente numa casa deteriorada que sofreu várias reformas e hoje abriga este ponto de referência em pesquisa de projetos experimentais sobre arte contemporânea na América Latina.
O Lugar a Dudas promove exposições, workshops, cursos, publicações e residências para artistas e curadores, entre outras iniciativas.
Um de seus projetos é o Fotocopioteca, que disponibilza textos curtos em publicações de xerox, como a que está abaixo, com traduções de voluntários e ao preço da xerox. No site é possÃvel baixar os mesmos textos em PDF, de graça.
oi dani, ja estive em residencia no lugar a dudas e é um lugar incrivel::::::: os gestores de cultura de instituições no Brasil deveriam passar uma temporada lá para atualizar um pouco sobre a noção de fazer as coisas funcionar com fluidez…
O que me pareceu é que Oscar Muñoz começou sendo menos gesttor e mais sonhador, menos prático e mais artista, menos comedido e mais empreendedor. Falta imaginação e inspiração, e também acho que a busca pela patrocinio e a adequação a projetos de marketing de empresas ou de governo é sempre tolhedor. O Lugar a Duda tem incentivo de instituições européias, cujo retorno de imagem está no proprio uso inovador que se faz do dinheiro. 🙂