May 23, 2011

Daniel Senise – 2892

Casa França-Brasil, Rio de Janeiro
De 14/05 a 10/07

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

“2. 8 9 2” – por Daniela Labra

Números:
Os mortos no 11 de Setembro de Nova York foram 2.977 em 2001; as vítimas do recente terremoto e tsunami no Japão somavam 12.876, em abril de 2011. Apesar de causar espanto, no universo numérico qualquer tragédia pessoal é tábula rasa.

Pesquisa:
Nesta exposição, Daniel Senise apresenta quatro obras, sendo duas delas amparadas conceitual e visualmente na concretude abstrata de dados estatísticos que representam momentos de vidas. Em composições solenes e melancólicas, como em geral tem sido sua produção, permanece no processo de elaboração no qual a intervenção manual do artista é mínima.

A cifra-título da exposição refere-se a sua obra central, que instala face a face duas superfícies construídas com lençóis usados em locais associados a vivências extremas: um motel e o INCA – Instituto Nacional do Câncer. Com o auxílio de um matemático, Senise obteve o cálculo de pessoas que passaram pelos lençóis, ao longo de sua vida útil de 6 meses, em ambos estabelecimentos. Assim, chegou aos títulos “Branco 462″, referente à movimentação no hospital, e “Branco 2430″, no motel. Somadas, essas cifram chegam então aos “2.892″.

Continua…

+ info sobre o artista http://www.danielsenise.com

No Comments »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. | TrackBack URI

You can also bookmark this on del.icio.us or check the cosmos

Leave a comment

XHTML ( You can use these tags): <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> .