Estamos em greve: Hoje só amanhã!

Como editora e criadora do site artesquema, prefiro não fazer uso panfletário dele, uma vez que a maioria das discussões sobre arte em solo brasileiro acabam descambando para lamentos sobre o descaso que há com a cultura, deixando de lado reflexões de cunho artístico e minimizando a divulgação de tantas iniciativas que pipocam diariamente mundo afora.

Porém, desta vez, após ficar mais de 30 dias fora do país, não pude me conter em deixar aqui uma nota sobre a inútil greve dos equipamentos culturais federais que constatei ainda durar após muitos meses. Além de ver os museus ainda fechados, o atraso na liberação de verbas de poucas e boas iniciativas de bolsas-prêmio para projetos culturais da funarte/petrobrás, lançadas há cerca de 3 meses (como o Conexões de Artes Visuais) está deixando muitos dos contemplados a ver navios grevistas – e tendo que adiar seus projetos pensados com tanto trabalho.

Então percebemos que o que está relacionado com o engrandecimento do capital humano é deixado de lado neste país que possui um povo criativo e amoroso, além de intelectuais de primeiro calibre. O problema talvez seja que assim como há cidadãos incríveis, há também os piores políticos do mundo, fisioligistas, corruptos, aferrados ao poderzinho de mandar e desmandar em seu quintal cheio de amigos.

Ministério da Cultura? Quem se importa…? Eles pensam que não dá dinheiro, mas a questão é que dá dinheiro sim… só que trabalho inteligente, de formiguinha, não dá tanto cartaz eleitoral e aí dá preguiça de fazer não é mesmo?

Museus em greve são um tiro no pé, uma vez que estes parecem não ser equipamentos de primeira necessidade e assim perdem seus melhores aliados na campanha de melhorias estruturais e salariais dos funcionários: o público.

Abraços, Daniela Labra

2 thoughts on “Estamos em greve: Hoje só amanhã!”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *